Membros da Banda AMSG

Membros da Banda AMSG
Juntos formamos uma linda melodia

quinta-feira, 24 de maio de 2012

PROBLEMAS VOCAIS E MUSICAIS

Desafinação
Você tem bom ouvido? É musical?
Quando canta com outras pessoas alguém lhe manda calar?
Já lhe disseram que é desafinado?
Tem bom ouvido para ouvir mas não consegue emitir?
Há pessoas que adoram músicas mas são desafinadas em suas emissões. Modulam pouco a voz,e acabam por desenvolver uma personalidade introvertida.
Isto acarreta constrangimento e tristeza, pois a pessoa se sente excluída dos ambientes alegres e musicais.
Como se sabem deficientes sonoros, acabam se encolhendo, se escondendo e terminam por abandonar as festinhas e acontecimentos musicais.
Existem vários níveis de desafinação. A maioria é corrigível.
A desafinação tem duas causas: ou se ouve errado, ou se emite errado.
No primeiro caso, é necessário afinar o ouvido assim como se afina um instrumento.
Através de exercícios vocais e percepção musical vai se construindo os intervalos musicais.
Semitons, tons,terças etc...
Ou seja, grava-se os intervalos musicais e a afinação se aprimora.
No segundo caso a emissão não está correta, portanto, ao se firmar a voz na ressonância certa a voz vai se firma e afina.

 Voz de Garganta, voz de peito, voz de cabeça
Nossa voz ressoa em todo nosso corpo. Quando emitimos um som, este antes de se projetar se dirige para o local que habituamos enviar o sopro sonoro.
A voz pode estar:
Gutural - quando a voz está arriada, produzindo um som destimbrado e com dificuldades de emissão. Esse tipo de voz, como não bate nos ressoadores é frequentemente problemática, trazendo alguns danos à prega vocal. Não é uma voz prazerosa de se ouvir. Somente quando o som bate nas cavidades do crânio é que o som fica bonito.
Aconselhamos além dos exercícios respiratórios, vocalises em stacatto e portamentos. Cantar músicas agudas, sem esforço, é também indicado para que a pessoa se acostume a ouvir sua voz com um timbre novo.
Voz de peito - é um recurso utilizado pelas vozes agudas para conseguir dar alguns sons mais graves. Geralmente quem utiliza é quem já sabe cantar e já está com a voz totalmente "colocada". É somente um recurso.
Voz de cabeça - Local adequado para emissão vocal. Essa voz se consegue com muita técnica vocal. O hábito de cantar para cima e sem esforço. O Cantor lírico utiliza sempre esta colocação. Os agudos e super-agudos da voz são todos na cabeça.
Gostar da própria voz
Você já se ouviu cantando?
Você gosta de sua própria voz?
Não reconhece sua voz gravada?
A gravação também coloca o dono da voz em condições muito peculiares, porque ao gravar ou se apresentar, a voz se modifica involuntariamente. É comum a pessoa ao escutar sua voz gravada, não a reconhecer como sua.
Existe pessoas que não gostam da própria voz . Quando cantam se sentem incomodadas, sentem que algo está errado com suas vozes.
Tem uma sensação quando emitem e outra quando ouvem as gravações, ficam confusas.
Também por fim, como os desafinados, terminam por desistir. Seus timbres definitivamente não as agradam. Acham que sua própria voz é feia.
Para todos os casos de falta de amor a sua própria voz, saibam: a voz, com exercícios corretos, sempre melhora. É preciso exercícios diários e muito canto para achar sua melhor colocação e sonoridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário