Membros da Banda AMSG

Membros da Banda AMSG
Juntos formamos uma linda melodia

segunda-feira, 28 de maio de 2012

TÉCNICA VOCAL

Técnica Vocal é o sistema de impostação da voz. Através de exercícios de vocalizes e respiratórios regulares, conduzimos o som para ressonâncias do crânio. Com o tempo, a impostação da voz ocorrerá de maneira natural e precisa. Ao emitirmos um som, a voz já estará no lugar correto,sem que precisemos pensar nisto.
Para se fazer um bom trabalho de técnica vocal, precisamos praticar sempre.

Respiração e Relaxamento
 
A respiração deverá ser: Baixa, abdominal ou diafragmática. Na respiração baixa, temos a sensação de encher a barriga de ar, sem que os pulmões se movam, é apenas um estendimento da musculatura abdominal. Por isso dizemos respiração abdominal. O ar, enche os pulmões, mas o controle é através da distensão abdominal. 

Relaxamento
Os principais pontos de tensão de um cantor são: a musculatura das costas, claviculares, garganta e face. Todo o resto é muito variável, de acordo com as características das pessoas. Mas para se ter uma boa voz, é necessário atender a essas duas importantes condições.

Na técnica vocal bem realizada, a pressão do ar conduz o som aos ressoadores. O sistema de ressonância tem pois uma importância excepcional sobre a voz, primeiro porque é voluntário e segundo porque influe modificando para bem ou para mal a vibração laríngea.
Através da técnica vocal em conjunto com os vocalizes, a voz é direcionada para as ressonâncias cranianas, melhorando sua qualidade , extensão e emissão.O cantor deverá dirigir o som em direção a parte anterior de seu palato, atrás dos incisivos superiores.
A técnica vocal, não deve ser interrompida nunca. Sempre há na impostação da voz e no canto , algo que aprender, que buscar, que aperfeiçoar. Se quer cantar bem e durante muitos anos,o cantor deverá estudar bem e durante muito tempo Tanto a voz cantada como a voz falada requer trabalho e uma correta impostação da voz.
A voz colocada no lugar certo, é agradável, não cansa e é capaz de trabalho por longo período.
 
Problemas da voz:
Disfonia - são as alteraçoes da voz. Existem vários tipos de disfonias mas vamos observar apenas uma: As disfonias por abusos ou mau uso voz.
É frequente quando causada por exercícios forçados de canto. Normalmente é devida ao uso excessivo da voz e se recupera com descanso. Outras vezes, o cansaço vocal é puramente de origem psíquica
É comum profissionais da voz assim como professores, atendentes de telemarketing, telefonistas e palestrantes apresentarem disfonias vocais.
A rouquidão é o primeiro sinal de que se está utilizando a voz de uma maneira errada. Não existe voz rouca. A rouquidão deve ser pesquisada e tratada. Sua persistência é indício de que, se já não houver um problema, futuramente poderá haver.
As cordas vocais, músculos sensíveis, quando muito exigidas, com uma carga excessiva de esforço ou trabalhando sem um apoio de ar, podem ficar sériamente danificadas causando: rouquidão,calos,nódulos, pólipos ou fendas.
Com a técnica vocal correta e bem dirigida, pode-se reverter casos de nódulos e fendas. Já, casos de calos ou pólipos, às vezes é indicada a cirurgia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário