Membros da Banda AMSG

Membros da Banda AMSG
Juntos formamos uma linda melodia

sexta-feira, 25 de maio de 2012

CUIDADOS COM A VOZ

Na realidade, os conselhos sobre higiene geral não são diferentes dos cuidados que se deve ter com o corpo. Uma voz bonita requer um corpo saudável. Tudo o que se fizer pelo corpo, terá efeitos sobre a voz.

Recomendamos ao cantor que evite principalmente o frio com suas mudanças de temperatura.
Todas as manhãs deve-se praticar ginástica respiratória. As inspirações e expirações deverão ser feitas pelo nariz, de maneira ampla, lenta, profunda e abdominal.
•  Ginástica respiratória
  Banhos frios matinais
  Exercícios tais como: caminhada, corrida, bicicleta ou qualquer outro aeróbico.
  Comida – Bom senso. Comer pouco, lentamente e mastigando bem. Existe uma importante relação entre o aparelho vocal e os órgãos digestivos .
  Evitar falar ou cantar em ambiente ruidoso. Não competir com barulhos externos
  Evitar falar ou cantar quando estiver resfriado ou rouco.
Alcóol, e fumo - proibidos. Gelados, quando não estiver utilizando a voz.
Sono – 8 horas é o recomendável para uma voz descansada.
Voz cansada ou rouquidão - repouso vocal absoluto.
As bebidas alcoólicas congestionam a mucosa laríngea e promovem uma diminuição da energia muscular da mesma.
O café provoca taquicardia e poderá colocar o cantor nervoso, pode também interferir no rítmo dos movimentos respiratórios
Repertório de canto - O adequado para seu tipo de voz . Nada pior para o aparelho vocal do que tessituras não adequadas a seu timbre.
Os estudos de canto podem durar muitos anos. A impostação da voz se faz com o tempo, não há mágica vocal. É preciso paciência. Os cantores da época do "bel canto" vocalizavam durante nove anos antes de se apresentarem diante do público. Hoje, apesar da atualização e do aprimoramento da técnica vocal, o aluno, enquanto cantar,  deverá praticar vocalises e técnica vocal diariamente. Não existe voz sem vocalise.
O estudo do canto jamais deve chegar a fatigar a voz. Nunca se exercite ou cante até o esgotamento da garganta. Se isto ocorrer, é porque algo não vai bem. Deve-se logo procurar a causa, pois o cansaço vocal é o primeiro aviso da ruína da voz. Para conservá-la, o cantor deve desenvolver uma técnica correta, respiração adequada, praticar vocalises com profissional qualificado e se exercitar pelo menos 3 vezes por semana. Para finalizar, vale lembrar que é necessário cuidar do estado geral do indivíduo. Qualquer alteração em qualquer órgão repercute na pureza da voz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário