Membros da Banda AMSG

Membros da Banda AMSG
Juntos formamos uma linda melodia

domingo, 27 de maio de 2012

CLASSIFICAÇÃO DA VOZ


Classificação da voz 
  
Para uma classificação vocal correta, é necessário um exame de tessitura, extensão, cor, notas de passagem e facilidade para determinado registro. Antes de tudo, portanto, é preciso ouvi-la. 
  
Hoje, alguns profissionais classificam a voz por exame laringoscópico, analisando tamanho e espessura da corda. Nós, porém, preferimos um exame mais detalhado, ouvindo principalmente a cor, o alcance e a facilidade da voz. Importante também é deixar que a pessoa cante o que preferir, para assim termos uma primeira impressão quanto ao timbre da voz. 
  
A voz tem ainda outras qualidades que também ajudam nessa análise: doce, metálica, redonda, aveludada, dramática, juvenil, interpretativa, cheia, apagada, baixa, brilhante, forte, pequena, lírica, etc. 
  
Para ser utilizada musical e profissionalmente, a voz deve ter, em média, a tessitura de duas oitavas, apresentando três registros: grave, médio e agudo. As notas de passagem são notas de ligação entre os registros. 
  
O tom da voz falada quase sempre está enquadrado na tessitura cantada. Geralmente utilizamos menos de uma oitava para a entonação da voz falada. 
  
Classificação vocal masculina: baixo, barítono, tenor 
  
Classificação vocal feminina: soprano, meio-soprano, contralto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário