Membros da Banda AMSG

Membros da Banda AMSG
Juntos formamos uma linda melodia

quarta-feira, 23 de maio de 2012

FORMAÇÃO: A VOZ


A voz é um instrumento vivo. Através de exercícios e da prática regular de aulas de canto, você poderá melhorar cada vez mais a qualidade desse instrumento. Cada pessoa tem uma voz única e especial. Para cada voz, uma personalidade diferente. Toda pessoa carrega consigo seu próprio instrumento, inserido em seu corpo, com características fisiológicas e psicológicas singulares. Por isso, tentar aplicar um sistema de canto para todos é impossível - cada voz  requer tratamento individualizado. Cabe ao professor de canto conhecer bem cada aparelho vocal que lhe chega e desenvolver o canto ou fala.
Voz
Em relação à voz, é necessário que funcione em solidariedade com todo o organismo.
Iimpostação vocal não é coisa que se faça em série. É pessoal - diferente para cada um. Para cada aparelho fonador, uma técnica vocal própria para ele. É como fazer uma roupa com as medidas corretas para aquela pessoa.
A técnica vocal é única , individual e se adapta a cada voz.
Não é somente a técnica vocal que importa. O que importa, na verdade, ao lado da técnica vocal, é a personalidade vocal, isto é , fazer de cada ser humano uma fonte de expressão sonora própria e não um robô vocal.

Existem hoje diversas técnicas de canto . Muitos são os profissionais e o aluno deverá escolher o que melhor trabalhe sua
voz.
Para isso é necessário analisar o profissional:
Deve-se observar sempre que:
A voz não sai nunca cansada ou rouca após fazer exercícios vocais.
A aula deverá ter sempre uma parte respiratória e outra de vocalises.
Não necessariamente se canta na aula. Nem todo profissional da voz é um instrumentista. Isto não é importante. O necessário é que este entenda profundamente sobre a fisiologia da voz e tenha muita experiência.
Muitos alunos querem somente cantar na aula. É importante saber que a técnica vocal coloca a voz em seu devido lugar. A aula deve ser sobre isto. Colocação e impostação da voz.
O repertório deverá ser feito por um músico acompanhador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário