Membros da Banda AMSG

Membros da Banda AMSG
Juntos formamos uma linda melodia

terça-feira, 29 de maio de 2012

APRENDENDO A CANTAR


Quando alguém resolve aprender a cantar, inicia-se uma oportunidade de aprendizado e autoconhecimento, pois tudo que somos, sentimos ou fomos, reflete-se na voz.
Começando a cantar vamos nos descobrindo, e muita gente, quando pretende melhorar a voz, visa na realidade, melhorar como pessoa em seu aspecto mais amplo, integral.
No início, o aluno deve dar atenção especial à respiração. Sem ela é impossível cantar bem. Quando a respiração estiver bem treinada e a movimentação abdominal estiver acontecendo já na fala, pode o aluno começar a fazer os vocalises e exercícios para impostação da voz.
Para começar a cantar corretamente, é necessário que o aluno tenha persistência nos exercícios de vocalises e respiratórios, que devem ser feitos diariamente. É um processo lento, mas quando bem executado, dão excelentes e agradáveis resultados.
No início, o estudante que quer aprender a cantar, deve fazer no máximo 10 minutos de exercícios seguidos. Estas curtas seções podem se repetir 4 ou 5 vezes ao dia, mas sempre bem espaçadas. Conforme for se adiantando, o estudante pode chegar a 1/2 hora por dia, que é o recomendável.
A Impostação da voz efetuada corretamente, com exercícios corretos de técnica vocal, não causam fadiga vocal. Pelo contrário, os músculos vocais se desenvolvem e fortalecem com a prática diária de vocalises. Se o trabalho vocal acarreta fadiga ou disfonia, indica que está sendo mau realizado ou que está sendo excessivo.
Para aprender a cantar, o aluno deverá fazer diariamente pratica respiratóra, relaxamento e vocalises.
Vocalises são linhas melódicas que vão mudando de tom - ascendente e descendente. O aluno vai acompanhando a melodia e emitindo as notas com a voz. Com a prática e a continuação desses exercícios vocais, esses sons vão se firmando nas ressonâncias, cada som em um lugar do crânio. No começo o som é fraco, mas com a continuidade se torna firme e vai ganhando espaço e volume. É importante não utilizar força, o som deve ir crescendo e se projetando naturalmente com a prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário