O VIBRATO
Ele tem um efeito estético evidente e um papel
primordial porque ele dá a voz sua riqueza expressiva, sua leveza e seu poder
emocional. Ele se caracteriza por modulações de frequência, (na razão de cinco
a sete vibrações por segundo), acompanhadas de vibrações sincrônicas da
intensidade de dois a três decibéis e da altura ¼ de tom e ½ tom que tem uma
influência sobre o timbre. Estas flutuações são criadas pelo cantor e tem uma
ação musical importante.
O vibrato só se adquire a medida que o cantor
domina sua técnica e realiza da melhor maneira possível a junção faringo-laringea:
seu mecanismo fisiológico corresponde a finas tremulações do conjunto da
musculatura respiratória e laríngea.
Sem vibrato a voz é achatada, inexpressiva e
sem calor humano. O Vibrato não existe nas crianças nem nas vozes incultas.
ALCANCE DA VOZ
Quaisquer que
sejam as mudanças de timbre , intensidade, de altura ou as modificações das
candições ambientais, a técnica vocal deve permanecer a mesma.O cantor deve
simplesmente adaptá-la a estes diferentes parâmetros.
A voz produzida , se
ressente, se transforma no interior de nossos órgãos. Do ponto de vista
funcional, o alcance vocal está sempre relacionado com a energia gasta e se
traduz, principalmente, pela consciência de uma tonicidade generalizada no
corpo inteiro, às sensações proprioceptivas mais perceptíveis e ao
enriquecimento do jogo acústico do timbre.
A voz, diferentemente
dos outros instrumentos, não é materializada e por esta razão e mais difícil de
controlar . É por este motivo que o cantor deve ter a sua disposição, uma
técnica segura, consciente baseada nas sensações e movimentos precisos que lhe
permitirão não perder o domínio da voz quando estiver nas grandes salas, nas
igrejas, ao ar livre ou em locais desprovido de acústica.
Assim pode-se dizer que, a
condição essencial para que a voz tenha alcance é o controle das sensações
internas. São as sensações musculares que, particularmente, informam sobre a
atividade dos órgãos e seguindo-se a elas é a sensação de vibração que permite
situar o tremor vibratório. Isto é tão evidente que muitos cantores colocam a
mão sobre a caixa craniana para senti-lo melhor. Este procedimento não é
recomendável,(Salvo momentâneamente) pois quando é suprimido, o cantor tem a
impressão de não ter mais voz e fica desorientado.
O cantor sente a
necessidade de localizar essas sensações e os instrumentistas também as buscam.
Alguns deles tocam com os olhos fechados para sentir as vibrações de seu
instrumento, juntar-se a ele, isolar-se do público e concentrar-se melhor. Por
estas mesmas razões a famosa cantora negra Marian Anderson cantava sempre de
olhos fechados.
Buscar o alcance da voz
procurando lançá-la para "a frente" e um erro fundamental. Esta
atitude provoca a contração da laringe, das cordas vocais, que contraem as
cavidades de ressonância e passam a exercer uma pressão exagerada. Levam, pois,
a um esfôrço generalizado do corpo todo, com todas as conseqüências que isto
pode ter sobre a laringe e sobre o timbre. Não é por um excesso de intensidade
que a voz terá um melhor alcance. Antes de tudo, o que importa é poder realizar
uma distribuição do trabalho muscular, bem como adotar as corretas atitudes
orgânicas, a fim de obter uma voz homogênea que possua, desde a saída dos
lábios, o máximo de riqueza acústica.
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