A ALTURA
Para mudá-la a altura da voz, é preciso mudar a pressão expiatória. Isto é, modular o grau de tonicidade da musculatura abdominal, assim como o volume das cavidades supra-laringeas que modificarão a posição da laringe, o fechamento glótico, a freqüência das vibrações das cordas vocais e o deslocamento da sensação vibratória.
Para mudá-la a altura da voz, é preciso mudar a pressão expiatória. Isto é, modular o grau de tonicidade da musculatura abdominal, assim como o volume das cavidades supra-laringeas que modificarão a posição da laringe, o fechamento glótico, a freqüência das vibrações das cordas vocais e o deslocamento da sensação vibratória.
A INTENSIDADE
A intensidade da voz depende da pressão
sub-glótica, ou seja da sustentação abdominal que permite a potência. A
intensidade se conretiza por uma sensação de tonicidade que se distribui
pelos órgãos vocais. Ela é percebida como uma energia transmitida, pouco a
pouco, ao conjunto das cavidades de ressonância e aos músculos
faringo-laríngeos. O cantor, durante o seu trabalho, deve ter conciência do
dispêndio muscular que a intensidade requer, da dinâmica vocal apropriada e
generalizada que provocarão o enriquecimento do aspecto sonoro.
A intensidade aumenta com a tonicidade e eastá associada à altura tonal , dependendo das vozes, varia de 80 a 120 decibéis. |
O TIMBRE
É o resultado dos fenômenos acústicos que se localizam nas
cavidades supra-laríngeas. É modificando o volume, a tonicidade dessas áreas,
assim como a dos lábios e das bochechas, que o som fundamental, emitido pela
laringe, vai ser enriquecido ou embobrecido voluntariamente segundo a ordem, o
número , a intensidade dos harmônicos que o acompanham e que são filtrados
nestas cavidades conforme a altura tonal e a vogal.
( a, ã , e , é, ê , i , o , ó , u )
( a, ã , e , é, ê , i , o , ó , u )
A riqueza do timbre está em função do uso dos resonadores, da
pressão sub-glótica, da posição mais ou menos alta da laringe, fechamento
glótico e qualidade das mucosas, condiçãoões estas, essenciais à qualidade do
timbre, assim como da morfologia.
O timbre é definido de diferentes maneiras. Fala-se do seu colorido e estes está diretamente relacionado com a forma dos ressonadores. Fala-se da amplitude que corresponde às sonoridades extensas e redondas, do mordente, da espessura, do brilho que cresce e decresce com as modificações da intensidade e estão em correlação com a tonicidade das cordas vocais.
Estas diferentes formas acústicas são realizadas por
mecanismos extremamente delicados, por todo um conjunto de movimentos
musculares e pela maior ou menor tonicidade.
Mas o timbre pode ser tranformado com a utilização de certos
métodos que o modificam, enquanto é a realização do mecanismo fisiológico da
voz que pemitirá desenvolver e apreciar o timbre natural do cantor. O cantor
pode variar voluntariamente as qualidades integrantes da voz.
A HOMOGENEIDADE
É uma qualidade
essencial , que está em função da distribuição das zonas de ressonância e da
fusão das diferentes sonoridades vocais dada sua interação permanente. Ela só
pode ser rea1izada pela harmonização progressiva de todos os órgãos
indispensáveis a fonação. Ou seja, por um sistema de compensação sobre toda a
extensão e sobre todas as vogais de modo a atenuar ou reforçar certos
formantes.
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