O
controle da respiração é fundamental para quem quer
cantar. Será que você está aproveitando toda a sua
capacidade respiratória?
Na inspiração, o tórax se alarga e o diafragma, contraído, fica numa
posição baixa. Isto permite que o ar entre
naturalmente em nosso corpo. Quando a musculatura
relaxa, encolhendo o tórax e elevando o diafragma, o ar sai
(expiração).
Para a produção da voz, porém, é importante pensar na inspiração e
na expiração como sendo um mesmo processo, um único
movimento. O alargamento do tórax deve ser aproveitado
ao máximo enquanto se produz o som - o cantor está sempre numa
atitude de inspiração, mantendo assim o tóxax aberto e o
diafragma abaixado. Nesta condição, ele tem todo o
controle (apoio) necessário à produção do canto. A
cada nova frase cantada, o processo se repete: o tórax encolhe para
expulsar o resto de ar “antigo” e imediatamente
expande, trazendo novo suprimento de ar para se
produzir a próxima frase.
Observação: Note que mudanças na sua rotina – como dormir mais tarde
do que o costume, uma gripe forte, uma situação
estressante, etc. – podem afetar significativamente o
seu desempenho. Quando isto ocorrer, não desanime: use esta
constatação a seu favor, ampliando a sua capacidade de
autoconhecimento. Saber como funciona o seu corpo é
fundamental para quem quer cantar!
Exercício 1
Inspirar expandindo o tórax. Você deve sentir o alargamento das
costelas flutuantes, mais ou menos na altura da
cintura. NÃO LEVANTE OS OMBROS NEM ESTUFE O PEITO!
Cuide também para que a musculatura do pescoço não esteja tensionada.
Sustentar por alguns segundos (pausa) e expirar
esvaziando totalmente (sanfona).
Exercício 2
Repetir o ex. 1, desta vez fazendo o som “SSSSS…” (contínuo) durante
a expiração. Procure manter o som homogêneo, estável,
sem variação de intensidade, e durante um tempo
confortável, sem exageros.
Exercício 3
Repetir o ex. 1, agora fazendo sons bem curtos em “S” (stacatto). A
cada som corresponde uma expansão do tórax (como se
quizesse alargar ainda mais a cintura).
Exercício 4
Alternar os exercícios 2 e 3: S - S - S - S - SSSSSSSSS (stacatto / contínuo).
Exercício 5
Repetir os exercícios com os sons de CH e depois com F F. Marque o
tempo confortável para manter um som contínuo,
homogêneo, sem oscilações (SSS, CH, FFF). A partir
deste tempo básico, comece a tentar aumentar sua capacidade, mas
sem perder a qualidade.
Exercício 6
Inspire lentamente enquanto caminha cinco passos. Observe sempre o
alargamento natural do tórax. Quando fôr dar o sexto
passo, comece a fazer um som com a boca fechada
(bocachiusa): Hummmmm….. durante os próximos cinco passos. Atenção:
use a região média de sua voz - ou seja, o som não deve
ser nem muito grave nem muito agudo. No sexto passo,
“jogue fora” o ar que restou e recomece o processo -
volte a inspirar lentamente e repita o ciclo.
Exercício 7
Parecido com o anterior, mas em vez de “hummmmm”, conte de 1 até 5,
dizendo um número para cada passo. Atenção: use a
região média de sua voz.
Exercício 8
Mantenha os cinco passos para inspirar, mas tente variar o tempo de
expiração - por exemplo, você pode ir acrescentando
dois passos de cada vez. É uma boa maneira de
monitorar o seu progresso.
Todos os exercícios acima devem ser usados não somente por cantores para por todas as pessoas que utilizam a voz constantemente e/ou profissionalmente. Com certeza esses exercícios darão maior qualidade no seu desempenho, bem como, na sua saúde vocal.
Carlos Eduardo - Banda AMSG
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