Membros da Banda AMSG

Membros da Banda AMSG
Juntos formamos uma linda melodia

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

JEJUM NÃO É DIETA


No tempo da Quaresma muita gente faz jejum. E isso é ótimo, mas devemos tomar alguns cuidados com essa prática. Pra você que ainda não sabe muito sobre a quaresma, ou sobre o sentido do jejum, indico um post que publiquei anteriormente:


Então vamos lá. Um cuidado que devemos ter é não confundir jejum com dieta. Muitas pessoas quando chega o tempo da quaresma, logo pensam em ficar os 40 dias sem comer chocolate, sem comer doces, ou algo que gosta. Isso pode sim ter um sentido bom quando visto como uma forma de auto domínio. A pessoa se priva de algo que gosta para educar sua firmeza de decisão, que se refletirá na luta contra o pecado. Sendo firme na decisão de não comer algo que gostamos, ou deixar de fazer algo nos fortifica para que sejamos firmes também na decisão pela santidade. Quem não resiste a um doce, por exemplo, provavelmente não resistirá à uma tentação...

 Contudo, algumas pessoas fazem essa privação desejando alcançar "a graça" de uma perda de peso... Ai não né! Se você for ficar sem algo, que isso sirva para sua edificação na fé e não para um objetivo físico ou social. Que sirva para que você se abra a Deus:

"Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas..." (Jl 2, 12)

Vale também deixar a palavra de Deus quanto à nossa postura ao jejuar:

Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa.Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”. (Mt 6, 16-18)

Vamos construir uma geração santa!
Que Deus te abençoe!
Mateus Corusse

Nenhum comentário:

Postar um comentário