Membros da Banda AMSG

Membros da Banda AMSG
Juntos formamos uma linda melodia

sexta-feira, 27 de julho de 2012

10 DICAS PARA ESTUDAR CANTO EM CASA

Gostaria de deixar algumas informações sobre como estudar canto em casa. Tais orientações são para aqueles que fazem aula e tem a oportunidade semanalmente de corrigir com o(a) professor(a) de canto as possíveis condutas erradas quanto a respiração, colocação do som e tensões que adquirimos sem perceber. Esses são os famosos vícios. Estudar sozinho requer algumas dicas e listo 10 a seguir:

1 - Procure sempre o mesmo horário e mesmo local, pois ajuda a concentrar e criar o hábito.
2 - Procure manter uma alimentação leve antes de se exercitar. Quem faz aula comigo, já percebeu como os exercícios de respiração e apoio provocam "visitas indesejáveis" que são os movimentos peristálticos. Na maioria das vezes quando a alimentação não é correta, os ácidos do estômago ficam mais ácidos e quando retornam à laringe, alteram o PH da região o que pode ocasionar desconforto e até mesmo rouquidão (eu mesma já passei por isso). O nome dessa alteração com o tempo, ocasiona uma doença chamada Doença do Refluxo Gastro-Esofágico extremamente prejudicial para quem canta.
3 - Comece sempre por exercícios de respiração: procure expandir o abdome ao inspirar e encolhê-lo quando expelir o ar.
4 - Comece a aquecer com vibração de lábios e em seguida de língua (os famosos "BRR" e "TRR").
5 - Nunca jamais force a voz além dos limites de sua tessitura. Para isso você precisará de o auxílio de um instrumento e de saber previamente até aonde sua voz pode ir e esta informação é seu professor que irá lhe auxiliar. Caso não tenha acesso ao professor de jeito nenhum, lembre-se que é importante que sinta confortável. Se sentir, ardência na garganta, tosse, falta de ar, há algo errado.
6 - Após isso, comece pelos exercícios de ressonância, com graus conjuntos, ou seja, notas próximas, como "DO-RÉ-MI-RÉ-DÓ"  e vai subindo até aonde você sentir conforto. Exercícios de ressonância são aqueles realizados com a boca fechada nos lábios, mas aberta por dentro, o famoso "humm".
7 - Depois abra para a vogal "Ô" ou "U" com os mesmos graus conjuntos.Lembre-se de colocar a voz nos locais de ressonância. Sentirá que está no lugar certo se sentir uma vibração nos seis da face, lábios ou cabeça.
8 - Pratique a música que está estudando com o professor, procurando a mesma vibração do exercício anterior.
9 - Lembre-se que o professor não resolve nada sozinho. Ajuda bastante, mas é necessário um estudo extra.
10 - Lembre-se de fazer tudo isso de frente para um espelho. Esta prática ajuda a percebermos nossa postura e a controlar o medo de se expor em público.

Fonte: Prof.ª Márcia Lyra - Vitória / ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário