Membros da Banda AMSG

Membros da Banda AMSG
Juntos formamos uma linda melodia

terça-feira, 19 de junho de 2012

CLASSIFICAÇÃO VOCAL



Considerações:
Para um professor inexperiente. é um problema difícil e delicado. E também um problema sério pois dela vai depender a carreira do cantor. Existem vozes naturais que podem ser imediatamente classificadas. Outras, mais numerosas, só podem ser classificadas após longos meses. De uma forma geral , os professores de canto confiam no seu ouvido, na facilidade do aluno para o grave ou para o agudo, na tessitura, e principalmente no timbre. Mas a apreciação de sua qualidade varia com cada indivíduo!

Não podemos tomar como referencia somente o gosto do professor ou do aluno, nem o resultado da técnica de alguém que não é mais um iniciante. Esta última seria conseqüência de uma pesquisa sistemática da ressonância palatal, nasal, bucal, sendo importante que, através de um trabalho bem adaptado, se possa distribuí-las harmoniosamente, obtendo-se desta forma as características acústicas do timbre natural do cantor.
Para ser válida, a classificação da voz deve ser feita, principalmente, sobre as bases anatômicas, morfológicas e acústicas. É preciso considerar vários
fatores, dos quais uns são predominantes e outros são secundários.

1 - A tessitura - é o conjunto de notas que o cantor pode emitir facilmente.

2 - A extensão vocal - abrange a totalidade dos sons que a voz pode realizar.
A extenssão vocal pode variar de acordo com :


2.1 - A forma e o volume das cavidades de ressonância.
Que são variáveis para cada indivíduo.

2.2 - O comprimento_ e a espessura das cordas vocais.

2.3 - O timbre que é uma qualidade do som que permite diferenciar cada pessoa, de reconhecê-la... Ele é
apreciado de modos diferentes.

6 - As características morfológicas. Geralmente admitimos que um tenor ou um soprano
são brevilíneos, baixos e gordos, que um baixo ou um contralto são altos e magros!... Mas isto não é uma constante. Há tantas exceções que estes fatores não podem ser considerados como determinantes. Eles podem apenas confirmar os fatores predominantes e facilitar a classificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário